Alicate ou hidratante? Saiba como tratar as cutículas da melhor maneira:

Quando o assunto são as unhas, a cutícula levantada é uma grande chatice. Mesmo quando a esmaltação está perfeita há mais de uma semana, sem lascas, toda mulher se estressa quando os pelinhos começam a se levantar.

A primeira reação é cortá-los com o cortador de cutículas. Porém, fique sabendo que essa não é a única opção.

Além do alicate, você pode usar o produto removedor de cutículas ou então apostar na hidratação. Leia o artigo para saber mais sobre essas três possibilidades e decidir qual delas é a melhor para você!

A prática de remover as cutículas exige cuidados para além de garantir um acabamento impecável

Para um acabamento impecável das unhas, a maioria das brasileiras costuma retirar as cutículas com o alicate, que garante um resultado perfeito e bonito num instante.

No entanto, é bom que você saiba que as cutículas tem a função de proteger as unhas de fungos, vírus e bactérias, por isso é preciso tomar cuidado para não acarretar danos.

Uma coisa importante é que você tenha o seu próprio cortador, não partilhando com mais ninguém, principalmente se você costuma fazer a manicure no salão. Mesmo o utensílio sendo esterilizado, é bom não correr riscos de contrair alguma infecção.

Também é importante que você tenha o cortador de cutículas sempre bem amolado para evitar machucados e cortes nos dedos.

Hidratação protege as unhas e afina as cutículas

Por mais que a maioria das amantes dos esmaltes ainda continue a usar o alicate para tratar das cutículas, muitos já apostam numa hidratação caprichada, pois é um método mais natural e inclusive mais prático na hora de fazer as unhas.

Esse método facilita o trabalho de quem não tem muita habilidade para retirar as pelinhas, economizando tempo e protegendo a ponta dos dedos.

Existem produtos específicos que se aplicam nas cutículas antes de esmaltar e que ajudam quem quiser adotar essa prática.

Usando esses hidratantes específicos, as pelinhas ficam bem fininhas, quase invisíveis. Se você hidratar frequentemente as cutículas, elas ficarão bem alinhadas e não levantarão bocados por muito mais tempo.

Removedor de cutículas amolece e remove parte da pele ao redor da unha

O removedor de cutículas é o  produto perfeito para a remoção da pele ao redor das unhas sem alicate, para além do hidratante.

Ao contrário do hidratante, que deixa a cutícula quase invisível, ele também permite que se retire a cutícula com a ajuda de uma espátula.

Na hora de aplicar, tenha o cuidado de evitar seu contato com a unha, para não enfraquecê-la, aplicando o removedor diretamente na cutícula.

Unhas em Vermelho