O corpo humano esconde vários mistérios, muitas charadas, normalmente eles nos avisa que algo está errado, mesmo assim, várias pessoas ignoram e acabam depois de vários meses descobrindo algo muito horrível!
Nossas unhas são estruturas muito importantes para nosso organismo, elas funcionam como um apoio e proteção contra o choque, e também guarda um grande quantidade de terminações nervosas ajudam a detectar situações de risco para as mãos como baixa ou alta temperatura e pressão de um objeto ou com esforço.
Nossas unhas são reflexos da atenção que damos a nossa saúde. E por isso é normal que tenhamos tanta preocupação em mantê-las saudáveis, brilhantes e limpas! No entanto, apesar do cuidado, muitas pessoas sofrem com o aparecimento inexplicável de manchas brancas em suas unhas, fato que causa desconforto não só, porque alteram a sua aparência, mas pela crença de que as manchas possam ser um sinal de doença grave.
Existem dezenas de mitos sobre o aparecimento espontâneo de manchas brancas nas unhas: presentes que estão por vir, mentiras e pecados cometidos, falta de nutrientes, comer maionese demais, falta de cálcio no organismo e por aí vai! A explicação científica é bem diferente.
O termo médico que define esta condição é conhecida LEUCONÍQUIA e o surgimento se dá como o resultado de “micro-quebradinhos” que acontecem na base da unha (matriz), que favorecem a formação de pequenas bolsas de ar e então, surgem as manchas brancas.
Mas é importante saber que existem condições do nosso dia a dia que tornam as unhas mais frágeis e, portanto, mais suscetíveis ao aparecimento dessas manchas: contato com água quente, o uso frequente de produtos químicos agressivos, como os de limpeza, o uso da unha como alavanca para abrir recipientes por exemplo, esforço exagerado para cortar a unha.
As manchas brancas causadas por atrito e choque não requerem a ajuda de um dermatologista, pois, como a unha cresce e as manchas vão saindo devagar. É bem verdade que muitos especialistas consideram a má alimentação como umas das causas, isso faz sentido pois a falta de nutrientes, especialmente aqueles envolvidos na formação, crescimento e desenvolvimento das unhas tornam-se mais frágeis estas lamelas e assim torná-los suscetíveis à manchas brancas.
Como remover as manchas brancas da unha
Apesar de ter um aspecto ruim, a leuconíquia some naturalmente de nossas unhas, conforme elas vão crescendo de tamanho. Mas existem outras medidas que você pode fazer para remover a mancha branca de suas unhas:
• Ingerir mais alimentos que contenham cálcio, como leite e derivados;
• Comer alimentos que contenham vitamina C;
• Evitar roer unhas;
• Pintar as unhas com frequência também ajuda a disfarçar as manchas brancas até que elas sumam naturalmente.
E o mais correto é aguardar que as manchas brancas nas unhas desapareçam naturalmente, e o visual se suas unhas voltarão ao normal em breve.
Porém, e as manchas brancas de suas unhas se tornarem muito frequentes, procure um médico dermatologista, que vai lhe orientar sobre qual o melhor método para eliminar as manchas brancas de sua unha.